Um bom score de crédito, ou nota de crédito, é essencial para ter acesso a soluções financeiras como cartão de crédito, empréstimos e financiamentos.
É um reflexo de bons hábitos de consumo e gestão financeira que são constantemente avaliados, por isso não é algo que você possa aumentar rapidamente.
Abaixo você encontra 8 dicas de como gradualmente aumentar seu score, mantê-lo em boa pontuação por mais tempo e ter uma boa reputação no mercado financeiro.
1 – Mantenha seu Cadastro Positivo ativo
O Cadastro Positivo é um histórico mantido pelo Serasa para toda pessoa física ou jurídica, contanto que contrate ferramentas de crédito como cartões, empréstimos, financiamentos, crediários, ou tenha contas de contas de consumo em seu nome (luz, água, gás, telefone, etc).
Ele fica ativo automaticamente, a não ser que algo desfavorável aconteça em sua vida financeira.
Acompanhe o seu Cadastro Positivo e caso ele não esteja ativo é muito importante que você o regularize pois é nele que são avaliados seus hábitos de crédito e pagamento de contas.
2 – Acompanhe seu score de crédito atual
Um ponto de partida muito importante no aumento do score de crédito é saber qual é a sua pontuação.
Consulte sempre empresas como o Serasa e anote. Faça um acompanhamento regular e com o tempo você perceberá padrões que revelarão mais sobre sua vida financeira.
3 – Faça o mapeamento de renda e despesas
Como um bom score é o reflexo de bons hábitos de consumo, comece pelo planejamento financeiro: tenha registro das entradas e saídas.
Faça isso de forma detalhada para que você entenda quais são as despesas essenciais e quais são aquelas que podem ser reduzidas se necessário. Vale de tudo: anotações em cadernos a planilhas bem estruturadas. O importante é ter tudo na ponta do lápis.
4 – Pague as contas em dia
O mercado financeiro precisa saber que você é uma pessoa responsável com seus compromissos e capaz de gerenciar as suas finanças. Inclua no seu planejamento todas as datas de vencimento de contas para que você sempre faça o pagamento em dia.
Entenda como são os seus hábitos e faça ajustes para se certificar de que a verba necessária esteja na sua conta: mude os vencimentos, antecipe pagamentos ou utilize débito automático. Só tome cuidado para não gerar novas dívidas.
5 – Mantenha seu nome limpo
Caso você tenha contas atrasadas, dívidas acumuladas de faturas não pagas integralmente ou de outra origem, faça o seu melhor para quitar dívidas. Renegocie com os credores. Reduza gastos supérfluos para que você se reorganize e possa limpar o seu nome.
6 – Tenha contas no seu nome
O histórico de pagamento de contas é um dos elementos que compõem o score de crédito. Desta forma, tenha o máximo de contas em seu nome. A partir disso, as empresas acompanharão seus demais registros de pagamento para avaliar seu score.
7 – Mantenha dados cadastrais atualizados
Sempre atualize o Serasa e empresas de crédito caso algum dado pessoal tenha sido alterado. Além dos seus hábitos, as empresas também precisam saber que você fornece dados confiáveis e pode ser facilmente contactado(a).
8. Utilize ferramentas de crédito
Contratar e utilizar de forma responsável algumas opções de crédito é uma forma de se mostrar ao mercado financeiro e aumentar o seu score, como:
Cartão de crédito
Ao contrário dos pagamentos feitos por débito, transações realizadas por crédito são rastreáveis pelo mercado financeiro e assim é possível mostrar que você tem hábitos financeiros sensatos e conscientes.
Utilize o cartão para mostrar que pagamentos são feitos em dia e que compras são feitas com pouco ou nenhum parcelamento, por exemplo.
Contrate um seguro
Uma pessoa que contrata um seguro demonstra se preocupar com o futuro e fazer planejamentos. Mesmo que seja um seguro de baixo custo, avalie se é possível contratar um em seu momento atual, pois até mesmo a cotação aumenta o seu score.
9. Não cancele cartões de crédito
Cancelar cartões pode significar que você pede cartões descontroladamente ou que não dá conta de cumprir os compromissos que assume. Além disso, diminui seu limite de crédito disponível, que também é uma informação que aumenta o score.
Não se esqueça: confiabilidade e responsabilidade são as chaves para uma boa avaliação no mercado financeiro. É preferível não utilizar um cartão do que cancelá-lo.