Se existe uma data que é bastante aguardada por quem adora uma promoção, essa data é a Blackfriday. O evento já é antigo nos EUA, mas tem ganhado cada vez mais adeptos aqui no Brasil.

Tanto é verdade que muitas pessoas acabam economizando ao longo do ano só para comprar os produtos que desejam com desconto na Blackfriday ou na Cyber Monday, que é a versão tecnológica desse mesmo evento.

Contudo, muito além de saber o que é Blackfriday, é muito importante saber como se planejar para evitar gastos desnecessários nesse dia. Principalmente quando se pretende usar o cartão de crédito para fazer essas compras.

Pensando nisso, no post de hoje vamos trazer muitas dicas de como aproveitar melhor esse evento e como se planejar para gastar no cartão sem se endividar. Então, não deixe de conferir esse conteúdo até o final. 

O que é a Blackfriday?

A Blackfriday é um evento já tradicional nos EUA, seu país de origem, e que marca o início do período de compras para as festividades do fim do ano.

Diferentemente do que acontece no Brasil, nos EUA, o feriado do Dia de Ação de Graças é mais importante do que o Natal. Essa data é comemorada sempre no mês de novembro, na quinta-feira da quarta semana do mês.

Com o intuito de liquidar os estoques de produtos e aquecer o mercado nessa época, os comerciantes começaram a oferecer descontos na sexta-feira seguinte ao feriado de Ação de Graças e isso logo se tornou uma tradição.

Assim surgiu a Blackfriday, uma data que é sempre lembrada pelas lojas lotadas, o empurra-empurra de clientes e pelos descontos quase que inacreditáveis oferecidos pelos lojistas nos EUA.

Como é a Blackfriday no Brasil?

Aqui no Brasil, apesar de não termos o feriado de Ação de Graças, acabamos por importar a Blackfriday para a nossa cultura há alguns anos. Mais precisamente a partir de 2010, o evento tem recebido uma maior atenção e crescido por aqui.

No entanto, diferentemente do que acontece nos EUA, aqui a Blackfriday é mais forte no comércio eletrônico do que nas lojas físicas. 

Apesar de o comércio de rua oferecer algumas promoções e descontos especiais nesse dia, é nas lojas online que se concentram as melhores ofertas.

Todavia, é importante ter alguns cuidados ao aproveitar a Blackfriday no Brasil, pois muitos lojistas aproveitam para aumentar o preço dos produtos dias antes do evento e depois criam anúncios com descontos altíssimos.

Foi aí que surgiu o apelido mais famoso para o evento no Brasil: a “Black Fraude”. Isso porque existem muitos casos de descontos que não são verdadeiros, o chamado “tudo pela metade do dobro”.

Por isso, quem deseja aproveitar de verdade a Blackfriday precisa ter alguns cuidados para não cair nessas armadilhas. Um deles é justamente pesquisar bastante e acompanhar o preço dos produtos desejados pelo menos três meses antes do evento.

Dessa forma, é possível saber se a loja realmente oferece um desconto ou se aumentou o preço dias antes da Blackfriday só para voltar ao valor anterior e dizer que está com desconto.

Dicas para planejar os gastos na Blackfriday

Quem deseja aproveitar os descontos e ofertas imperdíveis da Blackfriday precisa tomar alguns cuidados para não ser enganado. Isso porque as ofertas “imperdíveis” nem sempre são tão verdadeiras assim e o cliente pode ser atraído para uma armadilha.

Outro grande problema das compras na Blackfriday é o descontrole financeiro, pois muitas pessoas acabam exagerando nas compras. O resultado pode ser uma grande dívida no futuro, o que é algo péssimo para o bolso.

Sendo assim, a primeira dica que podemos trazer é que você faça uma lista com os produtos que você quer e tem interesse de adquirir durante a Blackfriday. Além disso, algumas semanas antes do evento, faça uma pesquisa para saber o preço em várias lojas e ter uma noção do custo real.

Durante o evento, sempre se atente ao frete na hora de comprar, pois alguns produtos podem ter uma alta demanda e, consequentemente, o prazo de entrega pode subir muito.

Outro detalhe que pode te salvar de cair em um golpe é verificar se o site em que você pretende fazer a compra é realmente confiável. Para isso, você pode usar sites como o Reclame Aqui, o Ebit e a lista de site fraudulentos do Procon-SP.

Dê preferência a pagar suas compras com o cartão de crédito. Isso porque muitos cartões oferecem o benefício do seguro proteção de preço, que te permite receber a diferença de valores caso você encontre o mesmo produto mais barato em até 30 dias.

Além disso, o cartão de crédito gera uma maior segurança na compra, visto que muitos dos sites fraudulentos que existem na internet aceitam apenas boleto ou PIX como forma de pagamento.

Comprar em dinheiro ou no cartão na Blackfriday: qual é a melhor opção?

Algumas lojas oferecem a seus clientes a opção de pagar no boleto com um desconto ainda maior do que o oferecido durante a Blackfriday. Por um lado, isso é muito positivo, pois nos ajuda a economizar. Mas por outro pode ser um tanto quanto perigoso.

Como você viu no tópico anterior, lojas que só aceitam pagamentos em dinheiro precisam de uma atenção especial, pois, em muitos casos, elas são envolvidas em golpes e fraudes.

Por isso, o cartão de crédito pode ser a melhor solução para quem deseja fazer compras com mais tranquilidade durante a Blackfriday ou mesmo no dia a dia.

Assim, a dica que podemos deixar é que você tente, sempre que possível, fazer o uso do cartão virtual, que pode ser gerado no aplicativo do banco ou do cartão de crédito em seu celular.

A vantagem do cartão virtual é que ele tem um número diferente do cartão físico, além de outra data de validade e um código de segurança que muda de tempos em tempos.

Dessa maneira, se um golpista tiver acesso aos dados de seu cartão por meio de uma loja fraudulenta, não conseguirá fazer outras compras, pois não terá acesso ao seu cartão físico.

Além disso, comprar na Blackfriday usando o cartão de crédito pode te ajudar a ganhar pontos nos programas de milhagens. Esses pontos podem ser trocados depois por passagens aéreas e outros benefícios nos programas de fidelidade, como milhas e prêmios.

Assim, se você pretende aproveitar ao máximo a Blackfriday deste ano, faça o uso do seu cartão de crédito. Dessa forma, você poderá ter ainda mais benefícios e tranquilidade na hora de fazer suas compras.

Gostou dessas dicas? Então aproveite para navegar um pouco mais em nosso site para conferir outros conteúdos como esse.