O cartão de crédito é um grande aliado no dia a dia, facilitando nossa vida, com os pagamentos online ou físicos, com a possibilidade de conquistar o que desejamos, pagando em parcelas. Porém, de mocinho o cartão de crédito pode se transformar num vilão, se a gente perder o controle das compras, né?
Neste texto, vamos te explicar como funcionam os cartões de crédito, quais são os mais fáceis de conseguir aprovação, o que você deve tomar de cuidado para não se enrolar nas dívidas e como aproveitar os benefícios das bandeiras. Bora?
O que é um cartão de crédito?
Bem mais do que “dinheiro de plástico”, o cartão de crédito é uma modalidade de empréstimo. Você sabia?
Pois bem: cartão de crédito é sim uma forma de emprestar dindin. Vamos explicar: ao solicitar um cartão de crédito, o banco ou instituição financeira está concedendo a você um limite de crédito para você usar. Geralmente, você passa por uma análise de crédito para conseguir o cartão, ou seja, o banco ou instituição financeira, vai avaliar se pode te dar este crédito com base na sua renda e no seu perfil de consumo.
A partir do momento em que você utiliza este crédito disponível no cartão, você tem um prazo de até 40 dias para pagá-lo. Na prática, você está “emprestando” um dinheiro para pagar depois.
Só para se ter uma ideia, o cartão de crédito é o mais utilizado para compras parceladas no Brasil. Segundo levantamento da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), feito em parceria com SPC Brasil e Sebrae, pelo menos 62,3 milhões de brasileiros têm compras parceladas.
Entre as três modalidades que o brasileiro mais usa para fazer parcelamentos estão:
- Cartão de crédito (71%)
- Crediário (6%)
- Cartão de loja (6%)
É… a gente gosta de uma compra parcelada mesmo! Mas, e as bandeiras dos cartões? Elas ajudam pra alguma coisa, fazem diferença na vida da gente? Sim, elas fazem!!! Continue com a gente e veja abaixo mais detalhes.
Bandeiras de cartão de crédito
Todo cartão de crédito tem uma bandeira, que é quem processa as compras e repassa as informações para o emissor do cartão. O emissor do cartão, geralmente, é um banco ou instituição financeira, que define as taxas, o limite que o cliente terá no cartão, entre outras coisas.
A bandeira do cartão vem impressa, frequentemente, do lado direito do cartão. Entre as mais conhecidas no Brasil estão: Visa, Mastercard, Hipercard, Elo e American Express.
Mas qual é a melhor? Bem, isto vai depender de uma análise pessoal, sua, do que faz mais sentido pra você. Há bandeiras que oferecem descontos em restaurantes e cinemas, por exemplo. Outras, milhas de viagens.
Aí vale a pena uma pesquisa do que mais traz vantagens pra você, de acordo com seu estilo de vida. Abaixo vamos falar da Visa e da Mastercard, que são as bandeiras mais conhecidas em todo o mundo.
Benefícios das bandeiras de cartão de crédito
As bandeiras Visa e Mastercard dominam o mercado de pagamentos com cartão de crédito e débito no mundo todo. Juntas, as duas bandeiras controlam cerca de 90% do mercado mundial.
Aceitas internacionalmente em milhões de estabelecimentos físicos e online em todo o planeta, elas trazem vantagens para os clientes, com seus programas de benefícios e vantagens.
Vai de Visa
O cliente que tem cartão Visa tem direito a participar do Vai de Visa, que é o programa de benefícios exclusivo da bandeira Visa.
É preciso fazer um cadastro no site do programa para participar. Não é algo automático. Lá você terá vários benefícios como descontos em restaurantes e grandes lojas como Riachuelo e Casas Bahia, além de descontos em aluguel de carros, seguro viagem, hotel, entre outras coisas. Mas, não precisa acumular pontos.
Uma coisa legal também é que você pode colaborar com causas sociais como a de crianças e adolescentes, meio ambiente, animais, idosos, entre outros. Basta clicar em apoiar e, a cada compra que você fizer usando o cartão, a Visa fará uma doação para a entidade que você escolheu. E você não vai gastar nada a mais com isto. O dinheiro é a Visa que dá.
Mastercard Surpreenda
O programa da Mastercard é o Mastercard Surpreenda. Neste programa, há acúmulo de pontos que podem ser trocados por benefícios ou produtos, e você também precisa cadastrar o cartão no site do programa.
O Mastercard Surpreenda também tem parceria com grandes lojas e restaurantes. É possível ter desconto em redes como o Outback e ainda participar do Surpreenda Restaurantes, no qual você compra um prato principal e ganha outro para seu acompanhante.
Também traz descontos em lojas e facilidades para viagens, como aluguel de carro, desconto em hotel e Uber Pass.
Cartões de crédito mais fáceis de aprovar
Agora veja os três cartões de crédito mais fáceis de aprovar:
1 – BMG
Quando falamos em cartões de crédito para aposentados, pensionistas e negativados, o cartão do banco BMG é uma das opções mais aprovados quando indicamos para os leitores do blog. Ficou curioso? Garanto que vale a pena tentar!
SOLICITAR AGORA O BMG CARD2 – Superdigital
Para quem está negativado, o cartão de crédito pré-pago da Superdigital é super bem-vindo! Não cobra anuidade e você também não se descontrola com as faturas. Você vai poder pagar Uber, Netflix, com este cartão, desde que tenha saldo na sua conta Superdigital.
Sabemos que o Superdigital é um dos cartões de crédito mais aprovados aqui dos nossos leitores. Se você quer solicitar um, basta clicar no botão abaixo.
CONHECER O SUPERDIGITAL3 – C6 Bank
O cartão do C6 Bank não cobra anuidade e também não exige uma renda mínima pra você pedir o cartão. Outra coisa legal é que, com o cartão, você tem uma tag de pedágio grátis.
SOLICITAR O CARTÃO C6Prós e contras do cartão de crédito
Já falamos bastante dos prós dos cartões de crédito, entre eles:
1- Facilidade de comprar;
2 – Aceitação no Brasil e no exterior;
3 – Parcelamento de compras;
4 – Programa de benefícios com descontos e vantagens.
Mas e os contras? O cartão de crédito tem? Sim, tem… Uma das principais coisas a se pensar é a questão do endividamento.
Segundo levantamento da Serasa, 70% dos brasileiros que usam cartão de crédito possuem três ou mais cartões de crédito. Assim, é fácil se perder nas dívidas. Então, entre os contras estão:
1 – Juros do cartão de crédito são muito altos;
2 – Comprar por impulso e sem se programar;
3 – Risco de se endividar e ficar com nome sujo.
Então, tome cuidado e use o cartão de crédito de forma controlada e pense sempre antes de comprar algo. Não leve em conta só o valor da parcela, mas a capacidade que você terá de pagar a fatura. Usar o cartão de crédito de forma consciente vai te trazer muitos benefícios! 😉