Saber o caminho mais rápido de como ser aprovado no financiamento do Minha Casa Minha Vida é fundamental para quem quer financiar um imóvel por meio desse programa. Ele vem ajudando muitas pessoas a conseguirem realizar o sonho de ter o próprio imóvel.

Para quem ainda não sabe, o Minha Casa Minha Vida foi criado para diminuir o deficit de habitação no Brasil. Na prática, o programa facilita o financiamento de imóveis para brasileiros com um certo limite de renda, dentro das suas regras há várias faixas e valores de imóveis que podem ser financiados.

Saiba que para dar entrada nesse tipo de financiamento, o ideal é conhecer o seu processo de funcionamento, bem como os seus requisitos. Desse modo, será possível se planejar e evitar imprevistos. Por isso, preparamos aqui alguns passos que ajudarão na aprovação do financiamento, para você entender melhor como tudo isso funciona. Confira!

Conheça as regras do programa

O primeiro passo para ser aprovado no financiamento do Minha Casa Minha Vida é bem simples: conhecer quais são as regras do programa. Não é tão difícil ter acesso a essas informações, basta pesquisar na internet ou se dirigir à agência da Caixa Econômica Federal (CAIXA) mais próxima.

A ideia é que você conheça quais são os requisitos básicos para dar entrada no processo de liberação do financiamento. Saiba que há algumas regras que são bem rígidas, principalmente as que são relacionadas com a documentação necessária.

Especificamente para o Minha Casa Minha Vida, é importante saber quais são as faixas de renda para liberação de crédito que existem e entender em qual delas você se encaixa. Elas colocam limites relacionadas ao valor da renda da família, ao valor do imóvel, em como e até quanto poderá ser financiado, dentre outras questões.

Dessa forma, quando for solicitada a entrada no programa, você saberá quais questões precisam ser resolvidas logo no início e em qual faixa do programa se encaixa.

Mantenha o seu CPF limpo

Se o seu CPF está irregular por algum motivo, será preciso limpá-lo ou regularizá-lo antes de dar entrada no financiamento. Esse processo é mais conhecido no Brasil como “limpar o nome”, que nada mais é do que quitar dívidas e pendências financeiras.

Saiba que ter dívidas em aberto levará para um único caminho: ter o seu financiamento negado. Tenha em mente que esse é um procedimento de segurança não só da CAIXA, mas de qualquer outro banco, visto que quanto mais dívidas você tem, maior será o risco de inadimplência ao longo do período de financiamento.

Então, esteja consciente de que a CAIXA libera somente os pedidos que indicam que os riscos de inadimplência são baixos. Por isso, antes de iniciar o pedido, procure por possíveis débitos que você tenha no seu CPF e busque sanar essas pendências. Não corra o risco dele ser negado de primeira!

Faça o cadastro positivo

Outro passo para você saber como ser aprovado no financiamento do Minha Casa Minha Vida é fazer o chamado cadastro positivo. Para quem ainda não conhece, esse é um programa oferecido pelo SERASA Experian, que atua em análises e informações para decisões de crédito e apoio a negócios.

O objetivo do cadastro positivo é mostrar que qualquer pessoa que esteja devendo está com os seus pagamentos em dia. Saiba que os bancos e as empresas utilizam as informações desses programas para verificar quais clientes têm condições de quitar um futuro financiamento bancário, por exemplo.

Quer queira ou quer não, isso é mais uma garantia que a CAIXA terá para aprovar o seu financiamento, portanto, vale a pena fazer o cadastro.

Providencie os documentos necessários

Outro ponto importante é providenciar os documentos necessários antes mesmo de entrar com o processo de financiamento. Não tem como fugir, será solicitada uma lista de muitos documentos, então, é muito bom já tê-los preparados para agilizar o processo.

Um bom começo é ter em mãos os documentos de identificação e, principalmente, os que servem para a sua comprovação de renda. Preparamos uma pequena lista abaixo com os principais documentos que serão solicitados:

  • cópias dos documentos pessoais (CPF, RG, certidão de casamento) do comprador e do cônjuge, caso este seja casado;
  • cópia do comprovante de residência;
  • comprovante de renda (extratos bancários, holerites, recibos, dentre outros);
  • comprovante da declaração de Imposto de Renda;
  • Então, não perca tempo, antes de iniciar o processo de financiamento pelo Minha Casa Minha Vida, pois será preciso providenciar esses documentos.

Abra uma conta na CAIXA

Uma dica importante também é abrir uma conta na Caixa Econômica Federal (CAIXA), o banco responsável pelo programa Minha Casa Minha Vida. Esse ponto pode parecer apenas um detalhe, mas é muito importante, pois a CAIXA só poderá dar entrada no financiamento de forma ágil, quando conhece o cliente.

Então, tendo uma conta neste banco ficará mais fácil dele analisar as movimentações, bem como verificar com mais eficiência se o cliente tem condições de obter o financiamento e, assim, encaminhar o processo.

Por isso, é importante também não somente abrir, mas movimentar a conta para que o banco possa conhecê-lo melhor. Se você ainda não tem conta na CAIXA pense nisso, é uma ótima ação de planejamento e preparação para dar entrada no Minha Casa Minha Vida.

Tenha um bom valor de entrada

Por fim, a nossa última dica é juntar um bom valor de entrada, que, hoje, deverá ser no mínimo de 10% do valor do imóvel para que o financiamento seja aprovado. Então se planeje para juntar o máximo que puder e aliviar o valor que deverá ser pago depois.

Tenha em mente que solicitar a entrada no Minha Casa Minha Vida sem esse valor de entrada é praticamente impossível, quando não se está enquadrado nas faixas que recebem subsídio do governo, pois ela também serve como garantia que o imóvel será pago ao longo do tempo.

Seguindo as nossas dicas de como ser aprovado no financiamento do Minha Casa Minha Vida, as chances de ter sucesso são muito maiores. Aproveite para conferir os nossos projetos que se enquadram no programa!

SAIBA MAIS