Seja por necessidade ou não, é interessante ter uma fonte extra de renda para complementar suas finanças. Essa fonte pode te ajudar a alcançar objetivos e a ter uma vida financeira mais equilibrada.
Abaixo você encontra 9 maneiras de ganhar dinheiro extra e ter um impulsionamento em sua vida financeira.
1 – Seja um afiliado de produtos digitais
Ser um afiliado é um ramo de trabalho que cresce cada vez mais. Um afiliado é aquele que trabalha com a venda de produtos digitais, ganhando uma comissão por cada venda realizada.
Dentre suas grandes vantagens, além das boas plataformas para se afiliar, estão a variedade de produtos e o trabalho ser realizado de forma remota.
As principais plataformas para se tornar afiliado são a Hotmart, Monetizze, Lomadee a Eduzz.
2 – Trabalhe como freelancer na área de Marketing Digital
Ser um freelancer, especialmente na área de marketing digital, é um trabalho de alta procura por empresas e profissionais.
Produzir conteúdos, gerenciar mídias sociais e outras plataformas de mídia, gerenciar anúncios, tráfego pago e trabalhar com otimização de busca são algumas formas de se trabalhar dentro do marketing digital.
A melhor forma de ter acesso à oferta deste trabalho é por plataformas como a Rock Content, Freelancer.com.br, e a Workana. É por meio de plataformas como estas que as algumas empresas buscam serviços de Marketing Digital, como a produção de conteúdo.
Existem algumas plataformas que oferecem diversos cursos na área de Marketing Digital e assim você pode se especializar e se preparar melhor para o trabalho. Algumas delas são a Universidade Rock Content, Udemy e Domestika.
3 – Responder pesquisas online
As empresas precisam de informações sobre seus clientes, produtos e serviços para desenvolvê-los e melhorá-los. Você pode fazer dinheiro participando destas pesquisas, que são disponibilizadas amplamente e em vários formatos: formulários, entrevistas e grupos de estudos.
Você pode encontrar em contato com headhunters que divulgam na internet as oportunidades disponíveis, ou buscar pesquisas em plataformas como Google Opinion Rewards, Opiniões de Valor e Survey Rewardz.
Uma dica: atente-se à forma de pagamento que cada pesquisa oferece. Algumas pagam em dinheiro (até mesmo em dólar), outras em forma de crédito com empresas parceiras.
4 – Ofereça consultorias
Se você domina alguma área profissional e tem facilidade em identificar e solucionar problemas, talvez a consultoria seja uma boa área para você.
Empresas e autônomos podem se beneficiar muito deste compartilhamento de saberes e das orientações que você pode oferecer diante de problemas específicos.
Algumas das áreas mais buscadas para consultoria são financeiro, questões tributárias, vendas, marketing, liderança, entre outros.
No site GetNinjas você pode oferecer este e outros serviços!
5 – Assistente Virtual
Muitas pessoas não sabem, mas a demanda para o trabalho de assistente virtual é cada vez maior. Neste trabalho você exerce a função de um secretário(a), realizando tarefas para um profissional ou empresa.
Os benefícios são vários, inclusive o trabalho remoto e horas flexíveis. Algumas funções são organizar agenda, gerenciar contatos e chat, mas na realidade tudo é combinado entre você e quem está te contratando.
6 – Seja freelancer em outras áreas também
Além do Marketing digital também há outras áreas que buscam a contratação de freelancers para solucionar suas demandas. Na plataforma Workana, por exemplo, você encontra diversas oportunidades de trabalho. Abaixo segue uma lista com algumas opções:
- Tradução de textos
- Locução e narração
- Design
- Programação
- Produção de conteúdos variados
7 – Cashback
Apesar de não ser um trabalho em si, é uma atividade que pode gerar renda extra. O cashback pode vir por compras feitas em determinados sites ou cartões, e até mesmo usando alguns aplicativos.
Uma das plataformas de compras com maiores taxas de cashback é o Esfera, do Banco Santander. Outros bancos, como o Next, também apresentam uma plataforma como esta.
Já o PicPay é um aplicativo que funciona como uma rede social de pagamentos. Lá clientes e estabelecimentos estão cadastrados e são premiados em suas transações.
8 – Coloque para venda objetos que não use mais
Todos temos alguns itens parados que não usamos mais. Eletrônicos, roupas, decoração. Existem sites como o OLX e o Enjoei no qual você pode colocar estes itens à venda. É uma boa forma de evitar acúmulos em casa e ainda fazer dinheiro com isso!
9 – Cuide animais de estimação
Se você trabalha de forma remota e gosta de animais talvez possa fazer uma renda extra cuidando de animais de estimação.
A plataforma DogHero é uma ótima ponte entre donos e hosts. Nela você pode oferecer serviços de hospedagem, passeios, cuidar no local e até atendimentos veterinários.
Siga todas as orientações e regras da plataforma e ao final do mês você poderá fazer a retirada do dinheiro feito.