O cartão de crédito pode ser um forte aliado em sua vida financeira, se você souber como usá-lo de forma inteligente.

Dentre algumas necessidades que temos usando o cartão é o aumento do limite disponível, seja por compras ou gastos de maior valor ou por uma mudança na forma como você gerencia sua vida financeira.

Se você precisa deste aumento e gostaria de ter maiores chances de recebê-lo, ou se você pediu e o aumento foi negado, confira as 10 dicas abaixo.

1 – Atualize sempre seus dados de renda

Se você teve uma alteração em sua renda desde a época que você solicitou o cartão – especialmente se a renda tiver aumentado – é importante que você atualize no cadastro o valor atual dos seus ganhos.

Se você recebe mais significa que tem mais condições de ter um limite maior. Caso o cartão que você usa é da mesma conta bancária na qual você recebe seu salário, talvez a atualização aconteça automaticamente. De qualquer forma, confira.

2 – Utilize todo o limite disponível

É importante que você utilize, de forma responsável, o limite que você já tem disponível. Se você não usa aquele que o banco já disponibilizou, ele pode entender que o pedido de aumento é para um gasto pontual , o que não é interessante para ele.

Concentre pagamentos e compras em um único cartão, aquele no qual você gostaria de aumentar o limite. É claro, não se esqueça de fazer isso de forma organizada para não criar dívidas, o que nos leva ao próximo ponto.

3 – Pague sua fatura em dia (e suas outras contas também)

Mantenha em dia o pagamento da fatura do cartão. Assim você mostra ao banco que tem controle dos seus compromissos e consegue arcar com eles. E isso vale não só para a fatura do cartão mas para todas as suas contas.

Mantenha seu nome limpo e mostre que é um bom e responsável cliente.

4 – Adiante pagamentos da fatura

Alguns cartões também liberam a opção de antecipar o pagamento parcial ou total da fatura. Esta é uma boa dica pois dá a entender que você usa bem o cartão e precisa liberar o limite rapidamente. É um ótimo indicativo de que você precisa de um aumento do limite.

5 – Aumentar o score de crédito

O score de crédito é uma pontuação feita por instituições de proteção ao crédito que avaliam seus hábitos financeiros e a partir deles te dão um número de 0 a 1000. Quanto mais próximo de 1000, melhor a pontuação. 

Bancos levam em consideração esta pontuação ao conceder mais limite para seus clientes. Para ter um com score, tenha bons hábitos financeiros: tenha o nome limpo, negocie dívidas, mantenha seu cadastro atualizado em instituições como SERASA e SPC Brasil, entre outros.

6 – Peça a transferência de outros limites de crédito para o cartão

Alguns bancos, especialmente os maiores como o Banco do Brasil, Santander, Itaú e Caixa, permitem que você transfira para o cartão limites de outros cartões, cheque especial, e outras linhas de crédito de curto e médio prazo.

Esta é tanto uma forma de aumentar o seu limite quanto de mostrar ao banco que você tem condições de receber um aumento ainda maior.

7 – Movimente a conta do banco emissor

Apesar de já termos falado de que concentrar seus gastos e pagamentos no cartão de crédito ser uma boa dica para mostrar ao banco que você precisa de limite, também é importante mostrar que você tem um bom relacionamento com ele.

Isso acontecerá se você utilizar a função de débito também, fazendo movimentações em sua conta. Busque equilibrar estas dicas para otimizar suas chances.

8 – Receba seu salário no banco em que você usa o cartão

Pedindo a portabilidade do seu salário para o banco em que você tem o cartão é uma boa dica por ajuda em sua comprovação de renda, é uma movimentação de valores maiores e, a partir desta, demais movimentações podem acontecer.

9 – Solicite mais limite logo após pagar a fatura

Um bom momento para pedir o aumento do limite é após o pagamento da fatura – feito em dia, é claro! Aproveite este momento e solicite, apenas não faça isso todo mês.  Caso o limite não seja liberado, aguarde um ou dois meses e peça novamente.

10 – Escolha o banco emissor do cartão para fazer seus investimentos

Um cliente que investe é aquele que tem olhos no futuro e faz planejamentos. Este é um ótimo sinal e um incentivo para que o banco te conceda maiores limites no cartão.

Além disso, o banco avalia o montante de dinheiro que você guarda e investe para conceder novos limites de crédito.