Perder o emprego de uma forma inesperada é um dos momentos mais tristes e complicados da vida de qualquer pessoa, ainda mais quando há contas a pagar. Assim, a pergunta que muitos se fazem é como pagar dívidas estando desempregado.

Mas como já diz o velho dito popular, para tudo na vida há uma solução e, por isso, no post de hoje iremos elencar algumas alternativas que você pode adotar para manter sua vida financeira equilibrada mesmo sem ter um emprego formal.

Com algumas dicas práticas e simples de executar, você verá que é realmente possível não deixar seu nome sujar ou mesmo deixar as dívidas acumularem. Por isso, venha conosco e não deixe de ler até o final para saber como sair dessa e dar a volta por cima!

É mesmo possível pagar dívidas mesmo estando desempregado?

Perder o emprego, ainda mais quando não estamos esperando por isso, pode ser uma situação bastante desesperadora. De uma hora para outra, sua vida financeira pode virar de pernas para o ar e você fica sem saber o que fazer para pagar as contas, que não param de chegar.

Por isso, muita gente acredita que a perda da principal fonte de renda pode acabar ocasionando um verdadeiro caos na vida financeira de qualquer pessoa.

Mas calma! Existem alternativas que você pode adotar para evitar que seu nome vá para o SPC/Serasa e que as dívidas fiquem abertas acumulando juros.

Por isso, no tópico seguinte vamos trazer algumas atitudes que você deve tomar sobre como pagar dívidas estando desempregado. Siga esse passo a passo e você verá que é possível sim dar a volta por cima e manter um equilíbrio financeiro até que você consiga uma nova ocupação.

Organização para sair do vermelho

Se você deseja saber como pagar dívidas estando desempregado, a partir de agora irá conhecer algumas dicas que podem te ajudar bastante nessa fase complicada da vida. Confira!

  1. Calcule o quanto você tem disponível

Após uma demissão não prevista, o primeiro passo é calcular quanto dinheiro você tem disponível em suas contas bancárias e de outras fontes.

Isso inclui basicamente tudo, como sua reserva de emergência, dinheiro em aplicações financeiras, verbas rescisórias e qualquer outro valor que possa ser utilizado para cobrir seu custo de vida até conseguir um novo emprego.

Nesse cômputo, você também pode considerar valores recebidos a título de seguro-desemprego, FGTS e possíveis benefícios previdenciários (INSS), como auxílios e pensões.

  1. Some todos os custos fixos essenciais

Uma vez que você já sabe quanto dinheiro tem disponível, o próximo passo é somar todos os valores dos seus custos fixos essenciais, isto é, aqueles indispensáveis para que você tenha uma vida digna.

Dentro desses custos estão, por exemplo:

  • Aluguel;
  • Alimentação;
  • Transporte;
  • Contas de consumo (internet, água, luz, gás etc.);
  • Parcelas de empréstimos ou financiamentos etc.

Ao somar esses gastos, você saberá quanto dinheiro precisa por mês apenas para se manter, sem considerar custos com lazer, vestuário e outros tipos de gastos.

  1. Reduza seus gastos

A redução de gastos é um passo fundamental para quem precisa pagar dívidas estando desempregado. 

A ideia aqui é reduzir ao máximo o seu custo de vida, preferencialmente fazendo com que você gaste apenas com os seus custos fixos.

Dessa forma, é interessante cancelar serviços que são considerados supérfluos, como streaming, delivery, faxina, além de gastos com decoração ou lazer. 

Economizar água e energia elétrica também é uma opção, pois permite reduzir ainda mais seus custos nesse momento difícil.

Ah, lembre-se de evitar dívidas com o cartão de crédito!

  1. Tente renegociar dívidas

Aqui está uma das chaves de como pagar dívidas estando desempregado: a renegociação. 

Se você tem um empréstimo ou financiamento em aberto com um banco, busque essa instituição e tente renegociar a dívida de modo a reduzir o valor das parcelas, mesmo que isso aumente o prazo.

Nesse novo acordo, tente conseguir uma parcela que caiba no seu bolso e que seja compatível com a sua situação atual.

  1. Faça um planejamento financeiro

Ter um bom planejamento financeiro pode ajudar a passar por esse momento de dificuldade com mais tranquilidade.

Por isso, coloque em uma planilha ou mesmo no papel tudo aquilo que você precisa pagar nos próximos meses e tente adequar os seus custos ao valor que você dispõe mensalmente para pagar as contas.

  1. Reduza o uso do cartão de crédito

Já que o objetivo é cortar gastos, evite fazer o uso do cartão de crédito sempre que possível, principalmente com gastos supérfluos. Além disso, também é recomendado não fazer compras parceladas.

  1. Busque outras fontes de renda

Enquanto está à procura de um novo emprego, você pode buscar outras fontes de renda para que não passe aperto com as contas. No tópico a seguir vamos trazer algumas ideias interessantes de coisas que você pode fazer para ter uma renda.

Fiquei desempregado: o que posso fazer para ter uma renda?

Uma das formas de pagar dívidas estando desempregado é buscando uma fonte de renda alternativa durante esse período até que se consiga uma nova ocupação.

Algumas pessoas, inclusive, acabam descobrindo em situações como essa que são boas em alguma coisa e, com isso, acabam transformando essa ocupação em sua nova profissão.

Esse é o caso, por exemplo, de muitas pessoas que trabalham com a venda de doces ou sobremesas, pois trata-se de uma alternativa muito utilizada pelas pessoas para conseguir uma renda extra ou mesmo para ganhar dinheiro com a venda de comida.

Assim, além da possibilidade de fazer comida para vender, algumas outras atitudes também podem te permitir ter uma renda durante o período de desemprego, tais como:

  • Vender as coisas que você não usa mais;
  • Fazer freelancers;
  • Trabalhar em aplicativos de transporte ou de entregas;
  • Criar um curso ou dar aulas; e
  • Dar consultorias.

Essas são apenas algumas ideias de possíveis saídas para você conseguir ter renda enquanto procura um novo emprego, mas existem diversas outras oportunidades.

Hoje, com o mercado dos negócios digitais cada vez mais aquecido, muitas pessoas estão conseguindo ganhar dinheiro prestando serviços ou realizando vendas por meio de sites, blogs e redes sociais.

Por isso, é importante que você busque se antenar sobre as novas tendências e profissões que estão surgindo na internet atualmente, pois talvez sejam uma ótima maneira de conseguir dinheiro até que ocorra a sua realocação no mercado de trabalho.

Ficou claro como pagar dívidas estando desempregado? Então aproveite para navegar um pouco mais em nosso site para ver mais dicas úteis como essa.