Conhece aqueles velhos ditados: “é melhor prevenir do que remediar” e “o seguro morreu de velho”? Pois bem! Ter um seguro, seja ele de vida, de residência, de automóvel, é estar prevenido para situações que não podemos controlar. É poder assegurar-se que ficará tranquilo nestas adversidades.

Mas, você sabe como funciona um seguro? Quais são as modalidades existentes no mercado e o que levar em consideração na hora de contratar um? Bora com a gente neste texto, que vamos te explicar como funciona tudo isto! 😉

O que é um seguro?

Dentro deste contexto todo de estar prevenindo-se, o que é um seguro afinal?

Bem, em linhas gerais, o seguro é uma proteção contra um risco que você ou algo pode correr. Como assim? 

Como já dissemos, estamos sujeitos a uma série de circunstâncias, como a de um acidente de trânsito, um problema na fiação da nossa casa, o roubo de nosso celular ou mesmo uma morte súbita (bate na madeira). Tudo isto são riscos a que estamos submetidos.

A partir de um momento que você firma um contrato de seguro, você está resguardando seu patrimônio, um objeto ou mesmo sua vida, de eventuais riscos. Caso ocorra alguma coisa, haverá uma indenização. 

Pelo contrato, você paga um valor tido como “prêmio” e transfere para a empresa contratada ou seguradora, os impactos que podem vir a ocorrer com o que foi segurado. 

Mesmo em face da pandemia do coronavírus, os brasileiros contrataram mais seguros em 2021 comparado a 2020, segundo dados da Confederação Nacional das Seguradoras (CNSeg). O setor de seguros movimentou R$ 306,4 bilhões e alcançou um crescimento real de 3,3% no ano passado.

Quais são as modalidades de seguro existentes?

Há uma série de patrimônios e coisas que podem ser seguradas, inclusive partes do corpo. Várias celebridades já aproveitaram esta onda, como a atriz e cantora Jennifer Lopez, que fez seguro milionário para seu bumbum, e o jogador de futebol Cristiano Ronaldo, que botou suas pernas no seguro.

Embora existam estes seguros mais “inusitados”, as modalidades mais conhecidas, e que atraem muito interesse, são a de automóvel, residência, vida, celular e viagem. Veja abaixo um pouco de cada um destes seguros.

Seguro de vida

O seguro de vida é um dos mais conhecidos pelos brasileiros. Este tipo de seguro é oferecido por instituições bancárias como Banco do Brasil e seguradoras como Mapfre e Allianz Seguros.

A contratação, no geral, é bem facilitada. Porém, é importante levar em consideração tudo o que está descrito na apólice (cláusulas e todas as condições do contrato de seguro). Avalie o que faz mais sentido para as suas necessidades, sobretudo, o valor da indenização e o quanto você terá de desembolsar, mensalmente, para pagar este seguro.

Seguro de veículos

Quando pensamos em ter um bem material como um carro ou uma moto, além de pensarmos na manutenção dele e na sua compra, o seguro é um dos pontos principais. Ninguém está imune a imprevistos, principalmente, colisões, roubos e furtos. Por isto, é fundamental a contratação de um seguro.

Na apólice, algo que precisa ser levado em conta é a franquia, ou seja, o valor que você terá de desembolsar, caso acione o seguro, para um reparo, por exemplo. 

Este tipo de seguro é oferecido por seguradoras como Suhai, Porto Seguro, Azul Seguros, Sompo e Tokio Marine, entre outras.

Os tipos de franquia dependem de cada seguradora, mas vão de básica, reduzida e ampliada. Avalie as suas necessidades e condições, antes de bater o martelo. Alguns seguros de veículo também dispõem de outros serviços como chaveiro e encanador, que podem ser acionados para a residência.

Seguro do celular

Hoje o smartphone é um dos aparelhos eletrônicos que a gente não vive sem. O celular acaba sendo relógio, despertador, navegador de internet, GPS e muito mais. 

Como este aparelho tem, basicamente, a nossa vida nele, é mais que necessário fazer um seguro. Entre as coberturas estão roubo e furto e danos acidentais (físicos e elétricos). A Porto Seguro e a Vivo estão entre as empresas que oferecem este seguro.

Seguro residencial

O seguro residencial também faz muita diferença na vida das pessoas. Dependendo da cobertura, o seguro pode indenizar situações de incêndios, danos elétricos, roubos e furtos, bem como explosões de qualquer natureza.

Outra vantagem são serviços de manutenção emergenciais como eletricista, chaveiro e encanador. Empresas como Santander, Bradesco Seguros e Porto Seguro estão entre as que oferecem seguro residencial.

Seguro viagem

Numa viagem podem ocorrer coisas maravilhosas e também imprevistos. Por isto é importante, sobretudo em viagens ao exterior, a contratação de um seguro viagem.

Este tipo de seguro oferece vários benefícios, entre eles, atendimento de saúde no exterior (despesas hospitalares, medicamentos e internações), bem como serviços ligados a extravio de bagagem e perda de voo, entre outras coisas. 

Algumas das empresas que oferecem este tipo de seguro são SulAmérica Seguros,  AssistCard e Allianz Travel.

Dicas antes de contratar um seguro

O seguro, como já dissemos, é uma forma de trazer mais tranquilidade para enfrentarmos imprevistos e situações que fogem ao nosso controle. 

Antes de contratar um seguro, é importante ter em mente a sua real necessidade, afinal, é um produto que você vai ficar pagando uma mensalidade indefinidamente (a não ser o seguro de vida) ou até desistir dele. 

A Superintendência de Seguros Privados (Susep) é o órgão responsável pelo controle e fiscalização dos mercados de seguro, previdência privada aberta, capitalização e resseguro no Brasil. Veja abaixo algumas dicas da Susep, antes de contratar um seguro:

  • Consulte o cadastro do corretor de seguros e da seguradora no site da Susep, para checar se são válidos;
  • Pesquise e compare preços, sempre considerando o mesmo tipo de cobertura e o mesmo valor de capital segurado ou benefício;
  • Observe se existe período de carência ou franquia;
  • No caso de seguro de bens, pesquise para saber o valor de mercado do bem segurado;
  • Leia atentamente a proposta e as condições gerais do seguro;
  • Antes de firmar um contrato, especialmente se for um seguro de vida, verifique se as características do produto estão adequadas às suas intenções    e atendem às suas necessidades.

Seguros trazem muitas vantagens como a de nos precaver para diversas situações e não despender tantos gastos nestes momentos, mas sempre avalie o que faz sentido pra você antes de assinar qualquer contrato. Procure, também, uma empresa idônea e, em caso de dúvidas ou queixas, acione a Susep! ✅