Para a maioria dos brasileiros a vida financeira não está fácil. Muitos estão com dificuldade para pagar contas em dia e acumulam dívidas. Até mesmo hábitos que antes você tinha, hoje em dia não são mais viáveis.
Se você precisa reduzir sua despesa mensal pelo aumento do custo de vida ou por um histórico de hábitos financeiros desequilibrados, confira os 12 passos abaixo e aprenda a sair do vermelho. Lembre-se que a chave é organização e controle!
1 – Crie um orçamento mensal e controle seus gastos
Um dos primeiros passos é compreender sua situação financeira por completo: o total de ganhos e o total de gastos.
A partir daí todos os seguintes passos podem ser melhor executados, pois você compreenderá quais são os gastos básicos, essenciais, e aqueles que são supérfluos e podem ser cortados. O importante é gastar menos.
Trace um orçamento mensal e permaneça com ele, por mais que seja tentador desviar de vez em quando. Fique firme em suas resoluções até sair do vermelho.
2 – Diminua o valor de suas contas básicas
Hábitos desregulados que podem fazer subir o valor da conta de luz, água, gás… Pequenas mudanças farão uma grande diferença em seu orçamento. Algumas delas são:
- Tomar banhos mais rápidos e diminuir a temperatura da água
- Retirar eletrônicos da tomada quando não estiver usando-os
- Desligar as luzes de ambientes em que você não estiver
- Usar o modo de economia de energia nos eletrônicos que possuem esta configuração
3 – Reduza pequenos gastos
Muitas vezes pequenos gastos podem parecer inofensivos em seu orçamento, mas não se engane. Pequenos valores gastos regularmente viram grandes valores. Seja com lanches, comprinhas supérfluas, elimine.
4 – Diminua planos de celular e telefone
Observe se o seu plano de celular está muito alto: talvez você não precise de tantos minutos de chamada ou de tanta internet como você contratou inicialmente. Reavalie e se necessário, mude para um plano mais em conta.
5 – Cancele assinaturas que você não usa
Seja streaming, revistas, jornais ou qualquer serviço de assinatura que você participe, reavalie. Cancele alguns ou todos, se o seu orçamento precisar de ações mais drásticas. Em breve tudo se estabilizará e você poderá assinar de novo o que mais sentir falta.
6 – Evite comer fora
Preparar sua comida em casa e levá-la para onde você for é muito mais barato do que comer em algum estabelecimento. Sempre que possível opte por comer em casa ou levar sua própria comida.
7 – Reaproveite roupas ao invés de comprar novas
Reduza gastos com roupas. Se estragaram, busque consertá-las. Se você se cansou delas, busque customizá-las. Use com sabedoria os recursos que você já tem. Outra dica é priorizar peças mais neutras e básicas, que não correm o risco de saírem de moda.
8 – Dê preferência a programas gratuitos
Existem muitas formas de se divertir fora de casa sem gastar dinheiro. Shows gratuitos em parques, peças de teatro, mostras de cinema. Até mesmo passeios em meio à natureza.
Você também pode convidar seus amigos para se encontrar em casa para comer e beber antes de saírem, assim economizam um pouco mais.
9 – Considere eliminar maus hábitos e vícios
As pessoas que consomem álcool e fumam inevitavelmente gastam mais dinheiro para manter estes hábitos. Busque reduzir a quantidade que você fuma e bebe e veja seus gastos diminuirem.
10 – Evite usar o cartão de crédito
Se você tem dificuldade em controlar as compras no cartão de crédito, talvez seja melhor deixá-lo de lado até as finanças se equilibrarem novamente.
Planeje-se para comprar aquilo que seja realmente necessário e, se não houver o dinheiro no momento, espere e guarde o dinheiro.
Evite também compras parceladas no cartão, assim você não compromete seu orçamento com dívidas e parcelas acumuladas.
11 – Considere complementar a renda
Uma boa forma de auxiliar o processo de reequilíbrio das finanças é buscar complementar a renda. Existem vários trabalhos e alguns deles você nem precisa sair de casa para fazê-los. Alguns deles são:
- Assistente virtual
- Responder pesquisas
- Cuidar de animais de estimação
- Ser Freelancer em diversas áreas
- Revender produtos
12 – Busque guardar 10% do seu salário
Independente de como estiver a sua situação, guarde, se possível, 10% do seu salário. Inclua isto em seu orçamento mensal. Pagar dívidas e contas no dia é muito importante, mas também é importante ter uma reserva de emergência.
Se 10% não for possível, guarde um pouco menos, mas não deixe de guardar.