Milhas são uma ferramenta interessante para quem quer otimizar a forma que utiliza suas transações. Com elas você ganha descontos na compra de passagens aéreas, hospedagem, produtos e até mesmo pode vendê-las e fazer uma renda extra.

Existem algumas formas para juntar mais milhas e mais rápido. Confira abaixo 8 destas dicas.

1 – Escolha o cartão de crédito adequado

Uma boa forma de começar a acumular milhas e de aproveitar suas compras nesse processo é escolhendo o cartão de crédito adequado. Talvez o cartão que você utiliza não pontua em nada as suas transações e isto atrapalha todo o processo.

A maioria dos cartões voltados para juntar milhas oferece pontuação para compras em dólar, o que vai demandar apenas alguns cálculos para que você acompanhe seus ganhos de milhas.

Outros cartões como o Pão de Açúcar Itaucard Gold, por exemplo, dá um ponto por cada real gasto em todas as compras. Outra opção é o cartão C6 Bank, que também pontua por real gasto (até 0,05 pontos).

2 – Acumule gastos em um único cartão de crédito

Além de escolher o cartão certo é interessante também usar o cartão com mais frequência (claro, com cuidado para não gerar dívidas). Alguns cartões pontuam até mesmo quando utilizados na função débito.

Pague suas contas no cartão, concentre compras nele e veja suas milhas aumentarem.

3 – Tenha um objetivo para as suas milhas

Da mesma forma que para alcançarmos nossos objetivos é inteligente termos um planejamento e seguirmos com ele, é importante que você defina o que gostaria de fazer com estas milhas.

Esta escolha vai evitar que sua pontuação seja gasta com outras coisas e te distanciar do seu objetivo. Seja investir em viagens, vender milhas ou comprar produtos, não importa. Defina seu foco e não desvie dele.

4 – Faça compras em lojas ou contrate serviços em empresas parceiras

Há diversas lojas que fazem parcerias com cartões de crédito ou com programas de fidelidade, especialmente lojas online. Assim, ao fazer compras numa delas você acumula pontos por valor gasto.

O mais importante é fugir da impulsividade e pesquisar preços e condições dos benefícios da compra. E claro, utilizar o cartão de crédito adequado para acumular milhas.

O mesmo vale para serviços. Consulte as parcerias do seu cartão e programa de fidelidade e dê prioridade a estes parceiros.

5 – Adquira passagens com companhias aéreas parceiras

Os programas de fidelidade possuem parcerias com várias companhias aéreas (além daquela principal que é veiculada).

Busque comprar passagens em companhias que sejam vinculadas ao programa ao qual você se filiou, acumulando pontos de acordo com o valor gasto

6 – Entre em um programa de fidelidade de combustível

Se você dirige um veículo, uma boa forma de acumular pontos é associando-se a programas como Shell Box e Km de Vantagens. Atente-se apenas ao funcionamento do programa, já que alguns cobram uma taxa de transferência de milhas.

7 – Escolha um programa de fidelidade

Ao afiliar-se a um programa de fidelidade suas chances de ganhar pontos aumentam e os benefícios também, como passagens aéreas, estadia, entre outros.

Se o seu objetivo for acumular milhas para viajar, programas como Smiles, TudoAzul e Latam Pass são boas opções para você.

Há também outros programas de fidelidade (como com postos de gasolina, hotéis, etc) aos quais você pode se afiliar, se fizerem mais sentido para você.

8 – Ganhe mais pontos em promoções de transferência de milhas

De tempos em tempos você encontrará promoções de transferência de milhas entre cartões de crédito e programas de fidelidade. As promoções podem chegar a até 120% de bônus sobre as milhas transferidas.

Sempre que possível apenas transfira pontos nestas promoções, otimizando (e muito) os seus ganhos